quinta-feira, 30 de julho de 2009

Análise da atividade.

Aqui há dois registros importantes:
  1. Descrição de setores.
  2. Descrição de funções.
A descrição de setores é feita basicamente por observação ou eventualmente é preciso perguntar alguma coisa sobre o setor em questão. Ela deve possuir pelo menos:
  • Estrutura.
  • Piso.
  • Cobertura.
  • Área.
  • Pé-direito.
  • Ventilação.
  • Iluminação.
Pode conter:
  • Máquinas encontradas.
  • Antecipação do risco.
Já a descrição de funções ocorre em três vias: (a) Observação do trabalhador; (b) Entrevista do trabalhador; (c) Entrevista do RH ou outro responsável. A partir destes dados esta descrição deve possuir pelo menos:
  • Quantidade de homens e mulheres na função.
  • Rotina.
  • Atividade eventual.
  • Exposição a composto químico.
  • Máquinas utilizadas.
  • Proteção detectada: medidas individuais, coletivas e administrativas.
  • Turno.
  • Rotas para execução da atividades (alguns trabalhadores andam toda a empresa).
  • Antecipação.
Geralmente escrevo o PPRA com centro nas atividades dos trabalhadores e não no setor. Há algumas excessões, mas são raras.

Eu faço assim. E você, como faz?

Agora sim. Após exaustiva pesquisa é possível começar a antecipar o risco.


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